A ‘Lei da causa-e-efeito’ ensina que todo fenômeno é efeito de uma causa. Tudo teve uma causa inicial, diz a lei.
Sendo assim, uma das questões cientificas mais relevantes é: qual foi a primeira causa de todas? O que apareceu antes de tudo e iniciou a seqüência de efeitos que culminou com todas as coisas que vemos e conhecemos?
Qual foi a causa primeira não causada?
O criacionista é categórico nessa questão e responde, sem rodeios, que Deus é a causa de tudo. Um ser eterno projetou e criou o Universo, tal como o conhecemos hoje.
Já os evolucionistas argumentam que alguma forma da matéria teria dado origem a tudo que conhecemos. Pois há cerca de 30 milhões de anos (revisando 2020, erro deve ser corrigido) teria aco9ntecido uma explosão da matéria, o que ocasionou, através de uma evolução gradativa, tudo o que conhecemos hoje.
Isso significa que tanto criacionistas como evolucionistas precisam partir de um ponto comum para iniciarem suas considerações. Ambos precisam de fé.
Considerem comigo: os criacionistas precisam acreditar em um Deus que sempre existiu e, portanto, é a causa de todas as coisas. Entretanto, se os evolucionistas preferem não acreditar em Deus, ainda assim precisarão crer que alguma outra coisa deu origem a tudo. Eles precisam de uma ‘causa primeira’.
Desse modo, necessitam advogar que a matéria veio à existência a partir do nada ou que algum tipo de matéria sempre existiu. Em qualquer dos casos a matéria torna-se sua própria causa.
Portanto, em qualquer dos casos a pessoa precisa simplesmente crer, quer em uma matéria eterna e onipotente, quer em um criador Deus, eterno e onipotente. O indivíduo poderá decidir qual a opção considera mais razoável, mas deve reconhecer que, seja qual for a sua decisão, ela não é completamente cientifica.
Consideremos novamente a lei da causa-e-efeito. Seria pertinente lembrar que esta lei é universalmente aceita e seguida em todos os campos da ciência. Ela diz: ‘Nenhum efeito é quantitativamente maior, nem qualitativamente superior à sua causa’.
Desse modo, usando um raciocínio causal, o criacionista observa que:
1- A causa primeira do espaço ilimitado precisa ser infinita,
2- A causa primeira do tempo infinito precisa ser eterna,
3- A causa primeira da energia ilimitada precisa ser onipotente,
4- A causa primeira das interrelações universais precisa ser onipresente,
5- A causa primeira dos valores morais precisa ser moral,
6- A causa primeira dos valores espirituais precisa ser espiritual,
7- A causa primeira do amor humano precisa ser amorosa,
8- A causa primeira da vida precisa ser viva.
Com isso, concluímos cientificamente que a causa primeira de todas as cosias precisa ser infinita, eterna, onipotente, onipresente, moral, espiritual, amorosa e viva.
Em sua opinião estes adjetivos descrevem a matéria ou descrevem Deus?
Acredito que em um sentido muito real, o criacionismo é mais cientifico que o evolucionismo, e o evolucionismo é muito mais religioso que o criacionismo.
Como me considero um ser racional, prefiro acreditar que: ‘No principio criou Deus os céus e a terra’ ( Gn. 1:1)
Acredito nesse mesmo texto Bíblico que você citou...e se você ler o Salmo 83:18 vai saber o nome dele!
ResponderExcluirAbraço.
Marcello Dornelles.
Melhor artigo sobre o tema que já li até hoje.
ResponderExcluirTexto esplêndido, parabéns, e que toda honra e toda glória seja dada a Deus.